top of page
  • Sifilis Primária

Uma única ferida chamada cancro aparece no início, ou estágio primário. Algumas vezes mais de uma ferida aparece. O tempo entre a infecção e aparecimento do cancro varia de 10 a 90 dias. O cancro é geralmente duro, arredondado, pequeno e sem dor. Ele aparece no local onde a infecção entrou no organismo, como vulva, pênis, vagina, cérvix, lábios, ânus ou outras partes do corpo. Na sífilis primária a doença pode ser passada para outros através do contato com o cancro durante a relação sexual. O cancro dura de 3 a 6 semanas e sara com ou sem tratamento. Se infecção não for tratada ela evolui para o estágio secundário.

A sífilis secundária é a seqüência lógica da sífilis primária não tratada e é caracterizada por uma erupção cutânea que aparece de 1 a 6 meses (geralmente 6 a 8 semanas) após a lesão primária ter desaparecido. Esta erupção é vermelha rosácea e aparece simetricamente no tronco e membros, e, ao contrário de outras doenças que cursam com erupções, como o sarampo, a rubéola e a catapora, as lesões atingem também as palmas das mãos e as solas dos pés. Em áreas úmidas do corpo se forma uma erupção cutânea larga e plana chamada de condiloma lata. Manchas tipo placas também podem aparecer nas mucosas genitais ou orais. O paciente é muito contagioso nesta fase.

Sifilis Secundária

Sifilis Terciária

Em torno de 15% das pessoas com sífilis sem tratamento avança para o estágio terciário. Isso pode acontecer dentro de alguns anos e até tão tardiamente quanto 20 anos ou mais depois da infecção. Na sífilis terciária a doença pode danificar os órgãos do organismo, incluindo o cérebro, nervos, olhos, coração, vasos sanguíneos, fígado, ossos e articulações. Esses danos podem ocasionar problemas nos nervos, paralisia, cegueira, demência, e outros problemas de saúde. Algumas pessoas podem até morrer. A pessoa só chega à sífilis terciária se não receber tratamento anteriormente.

bottom of page