Buscando ajuda médica
- Se você desconfia que possa ter tido contato com a sífilis ou outra doença sexualmente transmissível durante a gravidez, converse com o ginecologista para fazer os exames necessários.
- Informe seu médico caso apresente sintomas ou sinais da sífilis. Diversas doenças podem ter sintomas similares, então precisará realizar um exame médico completo.
- Também procure seu médico caso tenha tido contato sexual com algum portador de sífilis. ExamesExames de sangue podem detectar substâncias produzidas pela bactéria responsável pela sífilis.
EXAME
O teste mais antigo é o teste de VDRL. Outros exames de sangue podem incluir RPR e FTA-ABS.

imagem: saude.culturamix.com

magem: dasmariasblog.com
Tratamento de Sífilis
Antibióticos consistem em um tratamento eficaz para combater a sífilis. A opção de antibiótico recai sobre a penicilina. A dosagem e a aplicação (em um músculo ou em uma veia) dependem do estágio da sífilis. Também pode-se utilizar doxiciclina como um tratamento alternativo em indivíduos que são alérgicos à penicilina.
Várias horas após o tratamento dos estágios iniciais da sífilis, é possível haver uma reação denominada reação de Jarisch-Herxheimer. Os sintomas dessa reação consistem em:
·Calafrios
·Febre
·Sensação de estar doente
·Dores articulares
·Dores musculares
·Dor de cabeça
·Náusea
·Exantema
Esses sintomas geralmente desaparecem após 24 horas.
É necessário a realização de exames de sangue de acompanhamento após 3, 6, 12 e 24 meses para garantir que não há mais infecção.
A atividade sexual deve ser evitada até que o segundo exame mostre que a infecção foi curada.
A sífilis é extremamente contagiosa por meio do contato sexual nos estágios primário e secundário.
A sífilis é uma infecção que deve ser reportada. Isso quer dizer que os médicos devem reportar todos os casos de sífilis para as autoridades públicas, para que parceiros sexuais possivelmente infectados possam ser identificados e tratados.